Os chuveiros automáticos são uma ótima maneira de proteger sua propriedade de um incêndio. Os sistemas de sprinklers respondem automaticamente a um incêndio, reagindo rapidamente e limitando os danos à propriedade. Se você possui um edifício comercial ou residencial, indústria é verifique o decreto de seu estado e veja as obrigações que serão necessário junto ao corpo de bombeiro para obter AVCB
Primeiro, um incêndio é detectado
Para que um sistema de extinção de incêndios seja ativado, um incêndio deve ser detectado. Normalmente, os sistemas de extinção de incêndios são ativados pelo calor, não pela fumaça. Existe um equívoco comum de que a fumaça ativará seus aspersores. Isso não é verdade. Dependendo do tipo de sistema, quando a temperatura em uma sala atingir temperatura acima do bico instalado, os aspersores reagirão rapidamente para extinguir o fogo.

Muitas cabeças de aspersão possuem um bulbo de vidro contendo um líquido à base de glicerina que se expande à medida que a temperatura aumenta. Quando fica quente o suficiente, a lâmpada se despedaça e o sistema de aspersão é ativado.
Os chuveiros automáticos usam água para controlar o incêndio
Depois que um sistema de aspersão é ativado, ele reage muito rapidamente. Em segundos, uma válvula se abre, liberando água pressurizada dos tubos do sistema de aspersão através das cabeças do aspersor. Um sistema de extinção de incêndios geralmente é conectado a uma fonte de água fora do seu prédio e, às vezes, utiliza uma bomba de incêndio para aumentar a pressão da água. Quando as cabeças do aspersor se abrem, a água pressurizada flui através das cabeças e apaga as chamas para extinguir o fogo.
E quanto a danos causados pela água?
Uma preocupação que muitas pessoas têm quando se trata de sprinklers é o dano à água. Algumas pessoas estão preocupadas que os danos causados pela água do sistema de aspersão causem tantos danos quanto o próprio incêndio. No entanto, há algumas coisas importantes a serem lembradas:
1. Somente uma cabeça de aspersão é ativada por vez.
Quando um incêndio é detectado, somente a cabeça do aspersor mais próxima do fogo será ativada para apagar o fogo. Muitas pessoas pensam que todas as cabeças dos aspersores disparam ao mesmo tempo, causando a inundação da água em todo o edifício. No entanto, como apenas uma é ativada por vez, o fogo pode ser extinto enquanto se limita a quantidade de água utilizada.
2. Os aspersores de incêndio usam uma fração da água usada pelos departamentos de incêndio.
Se você optar por abandonar os aspersores de incêndio e contar com o corpo de bombeiros para apagar um incêndio, é provável que você acabe com mais danos por incêndio e mais danos causados pela água. As mangueiras dos bombeiros utilizam muito mais água do que um sistema de extintores de incêndio.
3. Existem alternativas sem água.
Se você tiver equipamentos ou ativos delicados que seriam completamente arruinados pela água, poderá instalar um sistema de combate a incêndio que não use água nessas áreas.
Instalações de sistemas de extintores de incêndio
A Highlight está pronta para ajudá-lo no projeto e conhecimento através de sua soluções de software e capacitação técnica.