
Na área de Projetos de Combate a Incêndio de Rede Sprinklers, é necessário que Construtoras e Instaladoras estejam atentas para um entendimento adequado que permita a compreensão e validação dos projetos, ao contrário, ficarão submetidas apenas aos conhecimentos e critérios do projetista, porém, sabemos que a responsabilidade técnica, financeira e jurídica do projeto instalado é da Contratante.
Situações que envolvem perda de dinheiro e falhas na segurança do projeto, ocorrem sim, por falta do domínio e vivência em cálculo hidráulico, somado ao hábito de muitos profissionais que apenas executam a obra, mesmo quando observam “algo estranho” e não fazem uma reflexão corretiva sobre a solução apresentada no projeto.
Muitas vezes os diâmetros das tubulações são superdimensionados, porque adota-se o método de dimensionamento de rede de sprinkler tabelado, que resultam em diâmetros de tubulação exagerados, gerando um custo muito elevado na execução da obra (curva A). Lembrando, que o método tabelado só deve ser adotado em obras até 450 m2 (NBR 10897).
Não deixe que o custo baixo na contratação de projetos, falta de tecnologia e pouco conhecimento de muitos profissionais, tirem o seu lucro e comprometam a qualidade dos seus serviços.